Calcular IMC

O IMC é a sigla de índice de massa corporal que consiste na medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. A tabela do IMC foi desenvolvida por Lambert Quételet no fim do século XIX. A fórmula foi adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e serve para determinar o grau de obesidade de individuo.

Como calcular o IMC

O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.

Classificação

O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo.

Tabela para calcular o IMC

%Calcular IMC

Um resultado acima de 25 kg/cm² até 29,9 kg/cm² indica sobrepeso; de 30 kg/cm² a 34,9 kg/cm², obesidade grau I. De 35 kg/cm² a 39,9 kg/cm², obesidade grau II e acima de 40 kg/cm², obesidade grau III – antigamente chamada de obesidade mórbida. O excesso de peso e obesidade é um dos maiores problemas no mundo actual, a obesidade é responsável por crescimento da incidência de algumas doenças como os diabetes, os problemas cardíacos, alguns tipos de câncer, entre outros problemas.

Mas valores muito abaixo dos considerados normais, também são considerados um grave problema de saúde.

IMC e as crianças

A tabela de referência do IMC sofreu alguns ajustes ao longo dos últimos tempos, os médicos desenvolveram valores diferentes entre mulheres e homens, também as crianças e os jovens, dos 2 aos 20 anos de idade devem seguir tabelas específicas para a sua idade. O IMC por idade utiliza a altura, peso e idade de uma criança para determinar quanta gordura corporal ele ou ela tem e compara os resultados com os de outras crianças da mesma idade e género. Cada gráfico contém um conjunto de curvas que indica o percentil da criança.

Partilhar